Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas no Brasil; veja Estados afetados

Chegada de frente fria ao Estado de São Paulo, além das precipitações, faz temperatura cair; Sul do País e Mato Grosso do Sul também tem aviso para frio intenso

- egistro de dia frio e chuvoso na capital paulista. Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 06/06/2025 / Estadão https://www.terra.com.br/planeta/noticias/inmet-emite-alerta-amarelo-para-chuvas-intensas-no-brasil-veja-estados-afetados,60902ae864067c04adfef69a06ba47d4daym3k8s.html?utm_source=clipboard

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo para chuvas intensas em municípios dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O aviso é válido até o fim da noite desta sexta-feira, 8, podendo ser atualizado.

“Há possibilidade de chuva de até 50 mm/dia e de ventos intensos de até 60 km/h”, alerta o Inmet.

Inmet emite alerta amarelo para chuvas em munícipios de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Foto: Divulgação/Inmet / Estadão
https://www.terra.com.br/planeta/noticias/inmet-emite-alerta-amarelo-para-chuvas-intensas-no-brasil-veja-estados-afetados,60902ae864067c04adfef69a06ba47d4daym3k8s.html?utm_source=clipboard

Alerta para queda de temperaturas


A chegada de uma frente fria ao Estado paulista a partir desta sexta-feira, além das precipitações, também faz cair as temperaturas. Na cidade de São Paulo, a expectativa é de mínima de 8ºC no domingo, 10, dia dos pais. No sábado, 9, também há possibilidade de chuva, assim como nesta sexta-feira.

O fenômeno provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado e avançará pela costa paulista, trazendo chuvas para o litoral, capital e região metropolitana.

“Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada. As temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado, principalmente nas regiões mais elevadas”, estima a Defesa Civil do Estado de São Paulo. A partir deste sábado, o governo paulista já mobiliza o abrigo solidário.

Conforme outro alerta do Inmet, declínios de temperaturas também são esperados em Mato Grosso do Sul e nos três Estados do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). O alerta amarelo de perigo para declínio de temperatura entre ºC e 5ºC é válido também até o fim da noite desta sexta-feira, podendo ser prorrogado.

Alerta para ventos costeiros
Entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, também há alerta amarelo para ventos costeiros. O aviso é válido até o fim da noite de sábado.

FONTE: O TEMPO