Alerta no Facebook ajuda a localizar adolescente desaparecida no ES

Ferramenta Amber Alert foi acionada pela primeira vez no Espírito Santo e contribuiu para encontrar menina de 13 anos em Vila Velha.

Uma adolescente de 13 anos, desaparecida desde o dia 15 de julho em Cariacica, foi localizada no último sábado (19), em Vila Velha, com a ajuda de uma tecnologia que usa redes sociais para ampliar buscas por menores desaparecidos. Trata-se do Amber Alert, ferramenta desenvolvida pela Meta e usada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que exibe alertas no Facebook com fotos e informações de crianças e adolescentes em risco.

Esse foi o primeiro acionamento do Amber Alert no Espírito Santo e o segundo caso de sucesso registrado no Brasil em 2025. Desde que passou a ser utilizado no país, em 2023, o sistema já foi acionado 64 vezes, com seis localizações bem-sucedidas.

Alerta atinge usuários próximos ao local do desaparecimento

A ferramenta é ativada quando a ocorrência envolve crianças ou adolescentes em circunstâncias suspeitas e com risco à integridade física. Após análise da situação, a Polícia Civil informa o caso ao Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), que comunica a Meta.

O alerta é então disparado para todos os usuários do Facebook que estiverem num raio de 160 quilômetros do local do desaparecimento. A publicação inclui foto da vítima, descrição das roupas e informações relevantes para identificação. A campanha é válida por até 24 horas.

Segundo o delegado Luis Gustavo Ximenes da Silva, responsável pela investigação no Espírito Santo, o uso da tecnologia foi determinante. “Esse foi o primeiro acionamento do Espírito Santo no Amber Alert, e o sistema se mostrou um instrumento fundamental para acelerar a resposta diante de uma situação crítica e garantir a proteção de uma vida em risco.”

Integração entre forças e tecnologia

O secretário da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Mario Sarrubbo, destacou a importância da cooperação entre os órgãos de segurança e o uso da tecnologia. “O trabalho conjunto com todos os agentes de segurança, alinhando tecnologia e inteligência, gera resultados positivos. Toda vez que conseguimos devolver um menor de idade para sua família, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.”

O Amber Alert é um projeto em cooperação técnica com a Meta e, até agora, já conta com a adesão de 26 estados e o Distrito Federal. No ano de 2025, além do Espírito Santo, Santa Catarina também registrou um caso bem-sucedido com o uso da ferramenta.

Ferramenta já ajudou a encontrar crianças em quatro estados

Antes do caso capixaba, o Amber Alert havia sido responsável por localizar outras crianças desaparecidas em Santa Catarina, Paraná e Ceará. Somente em 2024, foram quatro registros de sucesso: três no Ceará e um no Paraná. O sistema, segundo o MJSP, continuará sendo expandido e integrado às forças de segurança estaduais como estratégia de resposta rápida em desaparecimentos com risco à vida.

FONTE: ES360