Viação Real Ita reafirma compromisso e anuncia plano de reestruturação para superar crise

Com 69 anos de história e 230 empregos diretos, empresa reforça papel estratégico na mobilidade do sul do Espírito Santo e aposta em modernização para garantir continuidade das operações.

- Foto: Daniel Carlos Avelar


Em resposta à reportagem publicada no dia 16 de julho pelo portal Ônibus & Transporte, onde anunciamos com exclusividade que a Viação Real Ita havia ingressado na justiça com uma ação de tutela antecedente para evitar perder seus veículos para eventuais ações judiciais e extrajudiciais de credores (clique AQUI e leia a matéria completa), a empresa divulgou uma nota oficial esclarecendo sua atual situação e reafirmando o compromisso com clientes, colaboradores e parceiros.

A empresa reconhece enfrentar desafios financeiros e afirma que estes são comuns ao setor de transporte, tanto terrestre quanto aéreo, como tarifas reduzidas, altos custos operacionais e queda no número de passageiros, mas garante que está em fase avançada de reestruturação para superar essas dificuldades.

Com quase sete décadas de atuação no Espírito Santo, a Viação Real destacou que vem investindo na renovação de sua frota e na reorganização estratégica do negócio.

“As medidas em curso visam garantir a continuidade das operações, que são essenciais para a mobilidade e a economia da região”, reforçou a empresa.

Importância regional e impacto social

Na nota, a Viação Real Ita reforça também que é considerada um dos pilares do desenvolvimento econômico e social no sul do Espírito Santo. A companhia gera cerca de 230 empregos diretos, movimenta a economia local por meio do pagamento de impostos e garante suporte logístico para a indústria regional.

Além disso, desempenha papel fundamental na mobilidade, transportando diariamente milhares de pessoas em mais de 60 linhas regulares, incluindo áreas rurais. Em 2024, a empresa registrou 2 milhões de passageiros transportados, percorrendo 4,2 milhões de quilômetros pelas estradas capixabas. Uma possível interrupção dos serviços, segundo a empresa, teria impacto sistêmico na economia e no acesso da população a serviços essenciais como saúde, educação e trabalho.

Reestruturação e novo reposicionamento

Para enfrentar as dificuldades, a Viação Real implementa um plano abrangente de reorganização, com foco na saúde financeira, revisão de estratégias de investimento, otimização de custos e incremento de receitas em setores como turismo, cargas, encomendas e fretamento.

A empresa também reafirma seu propósito de “Conectar vidas e impulsionar sonhos”, mantendo valores como solidez, confiabilidade, tradição e inovação. Entre as metas, estão a modernização da frota, capacitação dos colaboradores e expansão da atuação para atender cada vez melhor a região.

“Nosso compromisso é com todos: colaboradores, clientes, parceiros e sociedade. Queremos manter um diálogo transparente, garantir qualidade e segurança no transporte e contribuir para a inclusão social por meio da mobilidade”, conclui a nota.

Com 69 anos de história, a Viação Real se define como “tradição que se renova a cada viagem”, sinalizando que a solidez construída ao longo do tempo é a base para um futuro inovador no transporte capixaba.

FONTE: ONIBUS E TRANSPORTE