Agricultores do Noroeste de MG vão poder exportar castanha de Baru para a Europa

Abertura do mercado é um marco importante para fortalecer a bioeconomia brasileira, principalmente, para os produtos nativos do Cerrado

- A expectativa é que o “superalimento”, por seu alto teor nutricional e originário do Cerrado, chegue ao mercado europeu em breve Foto: Sebrae-MG/Divulgação

A União Europeia anunciou a autorização para exportações de castanhas torradas de baru, do Brasil, aos países membros do bloco. O fruto, originário do Cerrado, é o principal produto beneficiado e comercializado pela Cooperativa da Agricultura Familiar (Copabase), com sede na cidade de Arinos, no Noroeste de Minas Gerais. A expectativa é que o “superalimento”, por seu alto teor nutricional, chegue ao mercado europeu em breve.

 A abertura é um marco importante para fortalecer a bioeconomia brasileira, e valorizar produtos nativos do Cerrado no mercado internacional. 

O consultor do Sebrae Minas Naji Harb, responsável pelo trabalho de internacionalização do fruto junto à Copabase, destaca que a  aprovação terá um impacto direto no crescimento socioeconômico das comunidades extrativistas, no incentivo à conservação do meio ambiente, e valorização de produtos sustentáveis do bioma. Ouça o podcast. 

FONTE: O TEMPO