
Apontado como miliciano, mandante do assassinato de vereador em Presidente Kennedy e integrante da lista dos procurados pela Polícia Civil do Espírito Santo, Gilbert Wagner Antunes Lopes, conhecido como Waguinho Batman teve mais uma derrota na Justiça. Além de sua defesa ter tentado mais de uma vez o benefício do Habeas corpus contra ele, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo manteve decisão da Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim , apontando-o como autor de homicídio qualificado.
Acórdão publicado em 15 de junho, negou embargos de Declaração em Recurso em Sentido Estrito em que Waguinho teria torturado até a morte uma pessoa. Segundo as provas entregue à Justiça, Usando uma toalha amarrada num cabo de vassoura, o suspeito e foragido, apertava e aliviava o pescoço da vítima, Gelivon Pereira de Souza, até morrer sufocado.
O crime aconteceu em 2011 e segundo a Operação Orla, realizada na época, Gelivon desapareceu em 23 de setembro – tendo sido sequestrado e o corpo desaparecido. A ação identificou organização criminosa no sul do Espírito Santo e na Grande Vitória, responsável por crimes como adulteração de automóvel, tráfico de drogas, homicídios, extorsão, estelionato, corrupção de agentes públicos, lavagem de dinheiro, entre outros. O grupo seria chefiado por Gilbert Wagner
O documento que ES Hoje teve acesso, mostra que o desembargador Fernando Zardini considerou uma tentativa de manobra incabível. “A tentativa de reintroduzir a discussão por meio de embargos de declaração afronta o princípio da unirrecorribilidade, sendo incabível o manejo do recurso para inovar a controvérsia”, decidiu, negando o provimento.
Ainda segundo o documento assinado pelo desembargador, o processo conta com a presença de “materialidade e indícios suficientes de autoria quanto ao delito de homicídio qualificado, nos moldes do art. 121, §2º, do Código Penal”.
A defesa de Waguinho Batman alegou, no recuso, que o seu cliente não teve prazo para apresentação de recursos, e que houve omissão no acórdão proferido no julgamento do Recurso em Sentido estrito pelo esgotamento das diligências para intimação do defensor constituído antes da nomeação de Defesa Dativa. Fernando Zardini entendeu que a defesa constituída pelo réu, no entanto, foi devidamente intimada.
Nos últimos tempos, o procurador-geral do município capixaba, Rodrigo Lisbôa Corrêa, pediu à Polícia Civil reforço na segurança, por estar recebendo uma série de ameaças de morte de Waguinho. As ameaças começaram em junho do ano passado, por meio de vídeos.
“Waguinho Batman” já havia sido preso em 2011 e responde a diversos processos de homicídio na região sul capixaba. Na Justiça Gilbert Wagner coleciona derrotas, uma vez que sua defesa tentou mais de uma vez, em vão, o benefício de habeas corpus. Ele segue foragido.
FONTE: ES HOJE