
Embora o marmelo seja uma fruta muito conhecida, poucos sabem o nome da árvore da qual essa deliciosa fruta provém. Originário da Ásia, o marmelo conquistou um lugar especial nos paladares de todo o mundo, especialmente em forma de geleias e doces.
O marmelo tem uma forma semelhante à pera ou à maçã, com uma casca amarela, dura e coberta por uma penugem suave. Seu sabor é intenso e ácido, por isso raramente é consumido cru. Contamos qual é o nome da árvore que produz essa fruta.
Como se chama a árvore do marmelo? Poucas pessoas conhecem seu nome
O marmelo é o fruto do marmeleiro, cujo nome científico é Cydonia oblonga. Essa árvore pertence à família das rosáceas, a mesma de maçãs e peras, e é originária da Ásia ocidental. O nome em espanhol “membrillo” provém do diminutivo de “mimbre” (vime) “mimbrillo”.
“Mimbrillo” é uma forma antiga e pouco usada do espanhol que provém do diminutivo de “mimbre”. Antigamente, era utilizado para se referir ao marmeleiro ou a seus ramos jovens, que eram flexíveis e usados como se fossem vime. Com o tempo, o termo evoluiu e deu origem ao nome “membrillo”, que é como hoje se conhece o fruto.
O cuidado dessa árvore é mais simples do que parece. Adapta-se bem a ambientes de climas temperados e é resistente ao frio moderado. Geralmente, essa fruta amadurece no outono; nessa época, o fruto torna-se amarelo-dourado e está pronto para ser utilizado em doces, geleias e outras preparações.
Como é a árvore do marmelo?
O marmeleiro é uma árvore de tamanho médio, capaz de alcançar os 6 metros de altura se deixada crescer livremente. Seu tronco é muito tortuoso, de cor verde com tons avermelhados, e sua casca é lisa, acinzentada e se escama com o passar do tempo. Com cuidados adequados, essa árvore pode viver uma média de 50 anos.
Outras características dessa árvore são, segundo o portal verde es vida, as seguintes:
O marmeleiro desenvolve uma copa irregular se não for podado e tem ramos sem espinhos, acastanhados e com pelos quando jovens.
Os ramos jovens são flexíveis e tenazes, o que permitiu seu uso na elaboração de vime.
Suas folhas são caducifólias, grandes, alternadas, simples e recobertas de pelos brancos.
Floresce no final da primavera com flores brancas ou rosadas de cinco pétalas nas axilas das folhas.
Requer pleno sol, embora tolere alguma sombra, e prefere climas temperados com verões quentes e invernos frios.
Embora cresça em solos pobres, desenvolve-se melhor em terras argilosas, úmidas, bem drenadas e com pH ligeiramente ácido.
FONTE: ITATIAIA