O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Um desjejum com alimentos de qualidade oferece diversos benefícios e pode, até mesmo, aumentar a saúde do coração.
Entenda:
- De acordo com um estudo recente, publicado no Journal of Nutrition, Health and Aging, um bom café da manhã pode diminuir os fatores de risco de doenças cardiovasculares em adultos mais velhos.
- A pesquisa investigou o conteúdo calórico do desjejum, a qualidade dos alimentos consumidos e o efeito para o funcionamento cardiovascular.
- Realizada no Hospital del Mar Research Institute, na Espanha, a pesquisa observou 383 indivíduos por 36 meses.
- Todos os participantes tinham sobrepeso ou obesidade e pelo menos três marcadores de síndrome metabólica.
- As mulheres tinham entre 60 e 75 anos de idade e os homens tinham entre 55 e 75 anos.
- Os pesquisadores determinaram que um café da manhã ideal pode fornecer de 20% a 30% das necessidades diárias de energia (calorias) dos participantes.
- Pessoas que consumiram menos de 20% ou mais de 30% de suas calorias diárias no café da manhã tiveram um aumento maior no IMC e na circunferência da cintura do que aquelas que consumiram a quantidade recomendada.
Os alimentos consumidos na primeira refeição do dia foram avaliados com o Meal Balance IndexTrusted Source, que estima a qualidade das refeições com base em nove nutrientes: proteína, gordura total, fibra, potássio, cálcio, ferro, sódio, açúcares adicionados e gordura saturada.
As médias ponderadas da qualidade do café da manhã dos participantes foram classificadas como “mediana”, “baixa” ou “alta”, com base em uma escala de 0 a 100.
Os resultados do estudo apontam que aqueles que tomaram um café da manhã de baixa qualidade tiveram um aumento na circunferência da cintura, níveis de gorduras no sangue mais altos e de colesterol bom mais baixo comparados com os que tiveram uma refeição de qualidade mediana ou alta.
O nutricionista Rogério Oliveira diz que o estudo é mais um exemplo de como bons hábitos influenciam na saúde geral das pessoas.
“Estudos demonstravam anteriormente que o fato de não consumir café da manhã aumentava o risco cardiovascular geral. Dessa vez, os resultados foram ainda mais completos, levando em consideração marcadores de gordura corporal”, afirma.
De acordo com o nutricionista, aqueles que pulam o café da manhã apresentam maior apetite geral e, muitas vezes, compulsão durante o dia.
Café da manhã saudável
Para Rogério Oliveira, um café da manhã saudável é aquele que oferta uma variedade de nutrientes em geral, especialmente carboidratos e proteínas.
O profissional da área da saúde indica frutas, grãos, ovos, queijos e laticínios. Sementes e farelos também são recomendados para melhorar a saúde geral. “Vale ressaltar que o consumo de processados, como embutidos, deve ser evitado na rotina”, encerra o especialista.
FONTE: METRÓPOLES