Guarda-vidas realizam quase 7 mil atendimentos em Linhares

Ao todo, 24 guarda-vidas estão atuando nas praias de Linhares todos os dias, que realizam tarefas de prevenção e salvamento nos três principais balneários do município.

Que as praias de Linhares estão “bombando” neste verão todos sabem. Mas, é preciso redobrar os cuidados para evitar afogamentos neste verão. Segundo dados da Operação Salvamar do Corpo de Bombeiros, os guarda-vidas realizaram 6.739 atendimentos nos três balneários da cidade, como Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência, do réveillon até o momento.

Ao todo, 24 guarda-vidas estão atuando nas praias de Linhares  todos os dias, que realizam  tarefas de prevenção e salvamento nos três principais balneários do município..

Segundo a Coordenadoria de Salvamento Aquático (Salvamar), do dia 23 de dezembro de 2024 até o dia 19 de janeiro de 2025, foram registrados 9 resgates. Isto é, quando os guarda-vidas entraram na água e usaram de maneira técnica para tirar a vítima, mas ela não chegou a entrar num quadro de afogamento.

Já outras 5 pessoas sofreram o afogamento, mas receberam o atendimento e foram salvas pelas equipes.

“Nesses casos, as vítimas apresentaram até o grau dois de afogamento, tendo tosse e espuma na boca. Nós temos uma classificação que vai de grau 1 ao grau 6, que configuramos afogamento. Essas pessoas foram salvas, graças à eficiência das nossas equipes”, disse o Cabo Modenesi, supervisor da Operação Salvamar.

Os guarda-vidas registraram ainda 42 auxílios, que são situações que eles oferecem um braço para a pessoa conseguir sair da água ou da situação de pânico. Geralmente acontece mais com crianças. Além disso, 1.077 informações foram prestadas aos turistas.

“É importante que os pais observem os filhos durante o banho e sempre estejam a um braço de distância dos pequenos. Se ela for nadar, que seja acompanhada por um responsável, que assim ela vai conseguir pedir ajuda aos nossos profissionais. Os banhistas devem evitar saltos e mergulhar de cabeça, além de ingestão de bebida alcoólica. Não se banhar antes de passadas 1 hora das refeições”, orientou o Cabo Modenesi.

Águas-Vivas

Outra situação que vem deixando os guarda-vidas em alerta é a queimadura de águas- vivas. Durante a temporada de verão é frequente casos de queimaduras em decorrência das toxinas presentes nos tentáculos desses animais, e por isso, as pessoas devem ficar atentas.

Segundo um levantamento do Salvamar, desde o dia 23 de dezembro de 2024, início do verão, foram registrados 13 atendimentos nos três balneários de Linhares. A orientação é o banhista sair da água imediatamente, em casos de queimaduras, para evitar novo contato com águas-vivas, e procurar orientação dos guarda-vidas.