
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 14ª Promotoria de Justiça Criminal de Vitória, obteve a condenação de Josenilton de Jesus Santos a 20 anos de reclusão pelo homicídio de Manoel Wemerson Melo dos Santos. O crime ocorreu na noite de 12 de novembro de 2023, na Avenida Dante Micheline, em frente a uma agência do Banco do Brasil, no bairro Jardim da Penha, na Capital. Ambos eram pessoas em situação de rua.
A pena será cumprida inicialmente em regime fechado. O réu já estava detido preventivamente no Centro de Triagem de Viana (CTV), a partir de pedido do Ministério Público deferido pela Justiça
O tribunal de júri do caso foi realizado nesta sexta-feira (04/04), no Fórum Criminal de Vitória. No julgamento, o Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça Bruno de Oliveira, sustentou as provas contidas no processo que levaram à condenação do réu.
Conforme a denúncia oferecida pelo MPES, Manoel desferiu diversos golpes de facão contra a vítima, causando-lhe a morte. O crime foi presenciado por uma turista, que reconheceu o autor e relatou os fatos aos policiais que passavam pelo local e encontraram a vítima gravemente ferida.
O agressor tentou fugir, mas foi localizado escondido sob um veículo estacionado em uma rua próxima. O facão utilizado no crime, com manchas de sangue, foi apreendido nas imediações.
As investigações apontaram que o homicídio foi cometido por motivo fútil, uma vez que o réu alegava ter sido vítima de um furto praticado por Manoel, justificativa considerada desproporcional diante da violência empregada.
Desta forma, a atuação do Ministério Público resultou na denúncia do réu por homicídio qualificado, o que levou, posteriormente, ao julgamento e à condenação pelo Tribunal do Júri.
FONTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESPÍRITO SANTO (MPES)