Respeitando a hierarquia das normas, o edital anti-corrupção do MDB não oferece habilitação para candidaturas natas com condenação em primeira instância. Essa exigência, com princípio de equidade, valendo para todos, gera debate em uma ala dos medebistas do Espírito Santo ligada ao ex-deputado federal Marcelino Fraga, sem credencial para a disputa: a substituição. Do contrário, impugnação da chapa até quinta, último prazo habilitação ou inabilitação das chapas.

As duas opções mais viáveis seriam a do prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, e o deputado estadual José Esmeraldo. Entretanto, Marcelino Fraga não aceita nem aventar essa possibilidade. Ele prefere a tentativa de anular o edital na Justiça, porém já foi avisado que perdendo, a eleição será definida antes do dia 30. O advogado Luciano Ceoto, acusado em delação na Lava Jato, incentiva Marcelino nessa linha turva, a mesma que fez José Esmeraldo fracassar no MDB de Vitória. 

Quinta-feira, 27, encerra-se o prazo para habilitação ou inabilitação chapas que pretendem disputar a a eleição do diretório do MDB no dia 30. Alguns líderes partidários já pensam em adotar o edital anti-corrupção para depurar seus partidos e atender aos princípios da moralidade exigidos pela população. O MDB já sairá na frente nas eleições de 2020 com esse requisito defendido pela maioria dos ministros do STF.

A eleição do MDB do Espírito Santo está sendo valorizada porque existe um nexo causal entre uma célula do Governo do Estado interligada ao conselheiro do Tribunal de Contas, Sérgio Borges, em combinação perigosa sobre o futuro da vaga dele ficar disponibilizada nesse arranjo, atingindo, diretamente, a liberdade de suposta indicação pelo Poder Legislativo.

O outro lado da disputa liderada pelo ministro adjunto da Cidadania, Lelo Coimbra, quando indagado sobre polêmicas, limita-se a informar que está apto a inscrever sua chapa e que lhe resta esperar, democraticamente, as possíveis outras chapas que se habilitarão no pleito partidário. "Sobre interferência externas, nada a declarar. Vamos aguardar o resultado no dia 30", conclui.

CONDENAÇÕES QUE INVIABILIZAM MARCELINO FRAGA

1 - sentença

2 - sentença

3 - sentença