Na manhã desta segunda-feira (4/7), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, se encontrou com o ex-presidente Michel Temer (MDB). Os dois tomaram um café da manhã, às 10h , em São Paulo. Rebelo está no Brasil desde sexta-feira (1º).

A relação de Temer e Rebelo é de longa data. Os dois já se indicaram mutuamente, segundo a assessoria do ex-presidente, para missões acadêmicas. Através de Temer, Marcelo deu aulas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e da mesma forma, sugerido pelo presidente português, Temer ministrou conferências na Universidade de Lisboa.

Também havia a previsão de uma reunião entre Rebelo e o presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (4). No entanto, o encontro foi cancelada pelo próprio mandatário, depois que ficou sabendo que Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal rival nas pesquisas eleitorais, se reuniria com o mandatário português primeiro

Questionado sobre o assunto, o português minimizou o “desconvite” de Bolsonaro: “É possível o almoço? Muito bem. Não é possível? Ninguém morre”, disse.

No domingo (3), foi a vez do ex-presidente Lula se encontrar com Rebelo. Em uma publicação, a equipe do petista destacou que a reunião durou 1h30 e tratou da situação política na Europa, na América Latina e a guerra na Ucrânia.