A nova ciclovia da avenida Rio Branco, uma das principais vias da Capital, terá capacidade para receber até 100 ciclistas por hora, e deverá trazer reflexos também para o trânsito de carros na região da Praia do Canto. As informações são do presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara de Vitória, Armandinho Fontoura.

As obras na região começaram nesta quarta-feira (18) e devem seguir até maio de 2023. “Temos uma amostragem que projeta uma capacidade uso de mais de 100 ciclistas por hora entre às 07 da manhã e as 19 horas. Após a inauguração da obra, a capacidade diária e mensal de usuários de bikes na capital irá aumentar substancialmente. Será uma adição de um quilômetro de extensão e três metros de largura”, afirmou.

O investimento previsto para a reurbanização e a implantação do novo trecho do anel cicloviário será de R$ 3,7 milhões, com melhora na mobilidade não só na para os ciclistas. “Após a conclusão da ciclovia iremos ter todo um tratamento do trânsito no entorno. Estamos construindo uma série de intervenções com a prefeitura para que essa melhoria reflita em um trânsito mais fluído e mais qualidade de vida para todos que utilizam a avenida”, contou.

“Será um importante incentivo ao uso das bikes, tanto para lazer, quanto para deslocamentos a trabalho. Iremos fiscalizar todas as etapas da obra, garantindo transparência, eficiência e qualidade para que se cumpram os prazos”, disse o vereador.

A nova ciclovia interligará a ponte Ayrton Senna com o trecho na avenida Rio Branco, no bairro de Santa Lúcia, sendo também uma importante via de ligação entre a avenida Leitão da Silva, em Santa Lúcia, e a orla de Camburi.
Além de contar com canteiro central e jardins em sua extensão, a nova ciclovia irá manter árvores já existentes na região e contará com semáforos exclusivos para ciclistas e pedestres.