O deputado federal Carlos Manato (PSL) esclareceu os dois pontos que foram explorados pela imprensa do Espírito Santo como polêmicos e negativos à imagem do parlamentar: expulsão de jornalista de reunião em Brasília e ligação de voto com verba parlamentar.

Os dois temas são atribuídos como "montagem" realizadas pelo "pessoal" do governador eleito Renato Casagrande (PSB), seu adversário nas eleições definidas em primeiro turno no Espírito Santo.

Segundo assessoria do deputado, sobre a o pedido de retirada do jornalista de reunião restrita à bancada federal, de fato aconteceu, mas explica que o profissional era figura conhecida ligada ao PT e estava lá com propósitos políticos. Disse que a saída do jornalista em reunião restrita atente ao regimento interno da Congresso Nacional.

Sobre ele ter dito que era "ingratidão" ter sido relegado em voto numa comunidade do Município de Alegre-ES, sua terra, foi numa fala em que recebeu homenagem da Câmara Municipal. Pondera que suas palavras foram no sentido de desapontamento por ter obtido 3 votos daqueles moradores depois de lutar por emendas de R$ 300 mil para atender  a uma demanda social.

Enfatiza que disse não no sentido de cobrar obrigação de voto, mas de surpresa, pois no ato de sua fala estavam presentes, inclusive, os líderes daquela localidade, que sem pedir, na época, de mais de dois anos atrás da entrega, teriam prometido abraçar sua campanha, o que não aconteceu.

Quanto a ter sido mal interpretado em relação aos votos da comunidade de Alegre, fez ofício para pedir desculpas aos vereadores da Câmara Municipal e , ao mesmo tempo, esclarecer os fundamentos de suas palavras.

Aos dois episódios, Manato atribui a "montagem" de sua fala no todo e "armação" por parte do "pessoal" do Casagrande, sem nominar que seriam tais correligionários. 

 

NOTA DE RETRATAÇÃO E ESCLARECIMENTO DO DEPUTADO SOBRE SUA FALA NA CÂMARA DE ALEGRE-ES

 

Ofício GDM/CD nº 141/18                                          Brasília, 19 de outubro de 2018. 
 
 
 
Excelentíssimo Senhor Emerson Gomes Alves Presidente da Câmara Municipal de Alegre/ES  
 
 
 
Prezado Presidente,  
 
 

Cumprimentando-o cordialmente, venho a ilustre presença de Vossa Excelência pedir, humildemente, que seja lido nesta casa um novo discurso meu para reparar qualquer mal-entendido ocorrido com as palavras proferidas por mim, na última visita a esta Casa.  

Quero dizer aos meus conterrâneos de Alegre que sempre falo com o coração. Todos que me conhecem sabem que não sou um político ligado a mentiras e falácias com o interesse de ganhar aplausos e votos.

Aprendi com meu pai que a palavra de um homem vale mais que mil papéis registrados em cartório. Esse ensinamento sempre foi o norte de minha vida, inclusive, minha vida política. Nunca me viram aqui prometer coisas que eu não pudesse cumprir.

Tudo o que prometi fazer fiz, passando por dificuldades que os senhores nem imaginam, mas eu fiz.  No caso da Comunidade Feliz Lembrança não foi diferente.

Em 2009, atendi ao convite, estive na Comunidade, onde me reuni com alguns representantes daquele grupo que me mostraram da importância da construção de uma quadra poliesportiva naquela área.

O objetivo era garantir a prática de esportes pelos adolescentes daquela área rural, além de garantir um espaço para comunidade realizar eventos como casamentos, batizados, festas religiosas e tantas outras.

Eu, não pensando duas vezes, vi que realmente a obra seria de grande valia para aquelas pessoas e destinei uma 
emenda parlamentar para essa obra.

No decorrer do caminho, enfrentamos vários problemas administrativos, algumas pessoas me orientaram a deixar de lado esse projeto, pois a empresa responsável pela construção da quadra estava com problemas na justiça.

Essas pessoas me aconselharam ainda a não pedir mais pra liberar recursos para aquela obra, inclusive porque lá não me renderia votos, pois é um pequena comunidade. Na hora eu retruquei, jamais deixaria de ajudar aquelas pessoas que confiaram em mim, jamais deixaria de cumprir a minha palavra. Por isso, lutei até o fim.

Foram mais de 330 mil reais de recurso, e muita batalha junto com a prefeitura até que conseguimos entregar essa obra no último primeiro de maio, 9 anos depois. Uma felicidade sem tamanho pra mim e tenho certeza que cada morador de lá sabe bem do que estou falando.

Na fala que fiz na tribuna desta casa, semana passada, expressei um sentimento de momento. Lembram daquelas pessoas que disseram para eu não continuar a luta pela comunidade e desistir da obra, levando o dinheiro para outra comunidade mais alinhada com meus pensamentos?

Pois bem, essas mesmas pessoas vieram no meu ouvido dizer: “está vendo, eu bem alertei sobre aquela comunidade, eles não dão valor ao seu trabalho, prova disso é que não abriram espaço para receberem o senhor como candidato ao governo, ouvindo suas propostas e nem te deram votos”.

Inflamado com aquelas palavras e sabendo que fui o único deputado que se interessou e foi à luta para resolver o problema daquela comunidade, fiz aquele discurso do qual não me orgulho e peço desculpas.

Disse que não mais voltaria naquela comunidade. Mas venho aqui, publicamente dizer que não será assim.  Jamais irei virar as costas para os meus conterrâneos, para meu povo do Alegre, inclusive para a Comunidade Feliz Lembrança.

Tenham certeza que de eu estarei sempre à disposição para levarmos melhorias para a saúde, educação e desenvolvimento de todos os alegrenses, de forma indiscriminada.

A prova disso é que, agora mesmo, acabo de destinar 6 milhões para Alegre: 4 milhões que serão usados para o Hospital da cidade e outros 2 milhões para investir em esporte, agricultura, infraestrutura e preservação do patrimônio histórico da cidade.  

Finalizo esta fala mantendo aqui meu compromisso de continuar nossa luta por Alegre. Onde eu estiver, sempre terei um olhar diferenciado para a minha amada cidade. Agradeço a oportunidade de poder reafirmar esse meu compromisso.    

 

Atenciosamente, 
Deputado CARLOS MANATO

Suplente da Mesa Diretora