Ex-secretário de Estado do Interior na gestão de Albuino Azeredo, entre 1992 e 1994, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) destacou o caráter municipalista da administração do ex-governador, que morreu neste domingo (25), depois de ser internado com um quadro de infecção, quando visitava a família em Vila Velha.

“Albuino foi um grande benfeitor do interior do Estado em geral, tendo as portas abertas para os prefeitos e deixando sua marca em todos os municípios capixabas. Administrou numa época muito difícil, mas não deixou que isso impedisse os investimentos nas cidades”, disse Enivaldo.

Hoje deputado, Enivaldo havia deixado a Assembleia em 1988 para eleger-se prefeito de Barra de São Francisco ao mesmo tempo em que Albuino assumia a Secretaria de Planejamento do governo de Max Mauro.

“Eu assumi a presidência da Associação dos Municípios e tive a oportunidade de fazer essa conexão com ele. Barra de São Francisco deve muito a Albuino. Com ele, tivemos muitos investimentos em saneamento, com água tratada em todos os distritos, construímos a primeira escola de tempo integral do Espírito Santo e criamos a Vila Industrial, que mudou nossa economia. Ele foi um grande parceiro”, disse Enivaldo.

Dessa parceria nasceu o movimento dos prefeitos, liderados por Enivaldo, Dilo Vinda (Colatina) e Theororico Ferraço (Cachoeiro), que levou à maior virada eleitoral do Espírito Santo.

“A Amunes abraçou Albuino. O adversário, José Ignácio Ferreira, tinha 65% das intenções de votos e Albuino apenas 2%. Viramos já no primeiro turno e ganhamos fácil no segundo turno”, observou Enivaldo. “Perdemos um grande amigo”.