O senador eleito Magno Malta (PL-ES) convidou o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) para chefiar seu gabinete no Senado. Os novos senadores tomam posse em fevereiro de 2023.

 

Ao ser questionado, Silveira confirmou o convite e mostrou inclinação em aceitar. “Não tenho a menor das vaidades em não aceitar, e, de toda forma, é uma maneira de aprendizado”, disse. “Fora que é uma honra poder ajudar o senador Magno Malta, uma de minhas referências políticas.”

 

O Senado era o projeto de Silveira, mas como parlamentar. Ele disputou o cargo pelo Rio de Janeiro este ano, mas perdeu para Romário (PL), que foi reeleito. O atual deputado competiu nas urnas sub-judice, uma vez que foi considerado inelegível pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que o condenou por críticas à corte proferidas em vídeo postado na internet.

 

Em abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro concedeu ”graça institucional” a Daniel, uma espécie de indulto individual. Mesmo com perdão da pena, a Justiça Eleitoral manteve a inelegibilidade.