(Foto: Fernando Madeira/Rede Gazeta)  O Governo do Espírito Santo adiou o prazo para o início do funcionamento do sistema aquaviário para o primeiro trimestre de 2023, ou seja até março do próximo ano. A informação foi confirmada pelo governo ao jornalismo da Rede Gazeta nesta terça-feira (22).

Em janeiro, a previsão era de que o sistema começasse a funcionar em agosto. Depois, o prazo passou para o fim deste ano.

A nova previsão de início da operação do sistema foi feita pelo governador Renato Casagrande (PSB).

A intenção da Secretaria de Mobilidade é começar com três barcos e três estações de embarque.

Em outubro deste ano, o primeiro barco que vai operar o sistema chegou à baía de Vitória. A embarcação foi atracada na região da Ilha da Fumaça. A balsa tem capacidade para 98 passageiros e dois tripulantes, além de ter ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.

A previsão do governo era de que outras duas embarcações chegariam ao estado entre novembro e dezembro, vindas de Valença e Porto Seguro, na Bahia.

O custo das embarcações junto com o custo total da operação, tripulação, equipamentos e serviço totalizam R$ 612 mil mensais por barco.

A operação do novo sistema vai seguir o mesmo modelo das regras do Transcol de conexão com os coletivos que passam nos pontos de ônibus próximos às estações.

Histórico

 

O sistema aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. A volta de operação do modal foi uma das promessas de campanha do governador.

Em julho de 2019, o governo publicou um edital para contratar os projetos da primeira etapa de implantação do aquaviário. O edital contemplava os serviços de desenvolvimento de licenciamento ambiental e os projetos básicos e executivos de engenharia para construção de quatro novos píeres.

Em janeiro de 2021, governador Renato Casagrande anunciou a publicação do edital para contratação da obra dos quatro píeres que vão funcionar no aquaviário. Os pontos de parada serão na Prainha (Vila Velha), Praça do Papa (Vitória), Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).

Na época, o governo informou que o investimento seria de R$ 6,6 milhões e que o novo modal seria integrado ao sistema Transcol.

Em janeiro de 2022, a concretagem das estruturas do píer para atracagem de barcos começou a ser feita no bairro Glória, em Vila Velha. Na ocasião, Casagrande prometeu que o sistema entraria em funcionamento no segundo semestre do ano.

Em maio, o prazo foi adiado mais uma vez. Na época, foi publicado no Diário Oficial o edital para a contratação da empresa que irá operar os cinco barcos que oferecerão o serviço. O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, disse então que a previsão era de que o contrato com a empresa escolhida no pregão fosse assinado no início de julho deste ano e que, a partir de então, o serviço deveria começar a funcionar em quatro meses, ou seja, entre novembro e dezembro deste ano.