A Câmara da Serra, aprovou nesta segunda-feira (31) vários projetos em benefícios aos próprios vereadores. O ”pacotão da farra” cria mais duas vagas de parlamentar, auxílio-alimentação e décimo terceiro salário aos edis, além de mais trinta vagas de assessores.

 

Os vereadores escolheram o frisson do dia seguinte ao final do segundo turno das eleições gerais, momento em que o eleitorado está observando atento os desdobramentos de processo eleitoral, para na surdina passar sem resistência as tais pautas consideradas impopulares.

 

O parlamento municipal aprovou o regime de urgência da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 5/2022 que cria mais duas vagas de vereador. Com isso a matéria tramitará de forma acelerada. Caso aprovada, a proposta valerá para próxima legislatura, passando de 23 para 25 vereadores na Casa. Cada vereador recebe R$ 9,2 de salário e ainda tem direito a nomear 15 assessores. Criando às duas novas cadeiras na Câmara, serão acrecidos proporcionalmente mais 30 assessores.

 

Outro Projeto de Lei aprovado foi o n.º 262/2022, que criou aos nobres excelências o décimo terceiro salário. Na justificativa afirmou-se que a proposta ”visa assegurar aos referidos agentes políticos (vereadores) direitos sociais contemplados aos demais tralhadores.” Os vereadores participam de sessão duas vezes por semana, nas segundas e quartas. Também em benefício próprio aprovaram o Projeto de Lei n.º 263/2022, ao qual concedem a si, um auxílio-alimentação de R$ 1.500 ao mês.