Quase três milhões de eleitores estão aptos a votar no Espírito Santo nas eleições deste domingo (2). Para cumprirem o compromisso com a democracia, esses cidadãos terão que comparecer em uma das 9.239 seções eleitorais instaladas nos 1.702 locais de votação de todo o estado para escolher os representantes dos poderes executivo e legislativo.

Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor pode fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No site, basta preencher os campos com número do CPF ou do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe.

Ao clicar em “consultar”, a página mostrará o domicílio eleitoral, indicando a zona, seção, endereço e município onde o eleitor deve ir para registrar o seu voto.

Neste ano, os eleitores vão votar em candidatos para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, nesta ordem.

Dos 2.935.449 eleitores capixabas. a maior parte é formada por mulheres, que somam mais de 1,5 milhão de eleitoras no estado.

A cidade com o maior colégio eleitoral é a Serra, na Grande Vitória, com 349 mil eleitores, e a que tem menos eleitores é Divino de São Lourenço, no Sul do estado, que tem pouco mais de 4 mil eleitores.

 

Para o voto, o TSE exige a apresentação de um documento com foto, o que, além do e-Título, inclui carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista.

O eleitor pode levar apenas o celular com o aplicativo e-Título se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Se a foto não estiver aparecendo no aplicativo, ele não poderá ser usado para liberar o acesso à urna.

Ainda assim, o E-Título ajuda o eleitor que não tenha foto no aplicativo a encontrar o local de votação, assim como a versão em papel. Cerca de 30 milhões de eleitores já ativaram o aplicativo e-Título em todo o país, sendo mais de 13 milhões apenas em 2022, segundo o TSE.