Folha do ES
Sex, 12 de Ago
32 ANOS DA FOLHA DO ES

Home   Política     Espírito Santo


Justiça cassa dois vereadores em Mimoso do Sul por fraude na cota de gênero

Justiça cassa dois vereadores em Mimoso do Sul por fraude na cota de gênero

A juíza determinou que o Cartório Eleitoral efetue recontagem dos votos com objetivo de saber qual será a nova composição na Câmara de Vereadores.

  Por redação

  30.julho.2022 às 10:41

Justiça Eleitoral cassou dois vereadores em Mimoso do Sul (ES) por fraude na cota de gênero — que garante um percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas na chapa. A juíza Lara Carrera Arrabal Klein entendeu que foi usada ”candidatura laranja” para completar a cota. É quando lançam mulheres sem a verdadeira intenção ou possibilidade de se eleger para completar de maneira enganosa número de candidaturas necessárias.

Foram cassados os vereadores Welison Magno Leal Pires, o Robô Welison Pires e Almir Souza Mendes, o Almir da Oficina, também todos os suplentes, ou seja, toda a chapa proporcional do PSDB que disputou às Eleições de 2020. Além de perder os mandatos, os parlamentares foram declarados inelegíveis por 8 anos. Decisão ainda cabe recurso.

A juíza determinou que o Cartório Eleitoral efetue recontagem dos votos com objetivo de saber qual será a nova composição na Câmara de Vereadores. Após a retotalização será determinado quais partidos ocuparão às vagas.


Fonte: Opinião ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.