Hoje, no Diário Oficial do Município de Vitória foi publicada multa aplicada à Cesan por transbordamento de esgoto bruto  da Estação Elevatória localizada na Praça Mulembá, na Ilha do Boi – PRAIA DA ILHA DO BOI.

Além de balneário com intensa vida marinha como tartarugas, a praia também é frequentada por centenas de pessoas, que tem contato direto com a água e o solo, inclusive crianças, gestantes e idosos.

A multa é no valor de R$ 41.673.039,28 (quarenta e um milhões seiscentos e setenta e três mil trinta e nove reais e vinte e oito centavos) e comprova absoluta incompetência da Cesan. A falha na prestação de serviços ocorre porque a companhia está sendo usada para fins políticos e para fazer negócios. 

O relator da CPI, Armandinho Fontoura, afirmou que "a DIRETORIA da CESAN é controversa e se tornou a pior da história, literalmente com um professor de história militante de partido político socialista dando as cartas na poderosa Diretoria Financeira, o que mostra o aparelhamento político e a violação à Lei das Estatais. Essa lei federal exige formação técnica específica na área. Então pergunto: o que história tem a ver com saneamento?"

O transbordamento de esgoto  aconteceu no período de 15-11-2021 a 29-11-2021. O Presidente da Comissão, vereador Gilvan da Federal,  explica que "a CPI foi instaurada no momento certo e na direção correta. A falta d'água nos bairros vulneráveis por quase dez dias e a multa pelo lançamento de esgoto na Praia da Ilha do Boi mostra que a CESAN precisa ser investigada e cobrada".

André Brandino, outro vereador membro da CPI, garantiu que "a Prefeitura de Vitória está 100% alinhada com a Câmara de Vitória, ambos sintonizados com a população, para combater a corrupção incompetência que tomaram conta da CESAN. Exigimos a execução satisfatória  do contrato de saneamento firmado com a nossa cidade".