O Instituto LEIA Pesquisa realizou ontem, 26, a segunda pesquisa em Itapemirim e constatou que o candidato Doutor Antônio (PP) disparou, alcançando o índice de 61.40% contra 31.20% do seu principal oponente, o prefeito interino Zé Lima (PDT). Foram ouvidos 500 eleitores com margem de erro de 4.35% e confiabilidade de 95%. O levantamento está registrado no TSE com a inscrição ES-06982/2020.

A primeira pesquisa do Instituto LEIA realizada no dia 6 de maio, inicio da campanha oficial, o quadro apresentou-se dentro de empate técnico com inclinação favorável para Doutor Antônio que obteve 48.40% das citações contra 40.80% de Zé Lima. 20 dias depois, o progressista subiu 13%, enquanto o adversário caiu para 31.20%, perdendo 9.6% entre a primeira e a segunda amostragem no quadro estimulado.

Percebe-se que o candidato Niltinho (PSDB), em ambas pesquisas, oscilou muito pouco, de 0.40% para 1%. Considerando os que não responderam e os brancos e nulos em total de 6.40%, fica precificada a probabilidade maior da vitória do Doutor Antônio que ostenta 61.40%. Mas quem decide são os eleitores e não as pesquisas, como dizem os contrariados e céticos em relação à cientificidade de métodos e planos amostrais dos pesquisadores.

Entretanto, se o resultado se mantiver no percentual acima de 30% para Zé Lima, seus correligionários podem comemorar o nascimento de uma nova liderança no Município. Como neófito na disputa para o Executivo, é um percentual expressivo.

Dentro de uma simulação dos resultados encontrados na atual amostragem, extraindo os votos inválidos (aqueles que não responderam e os brancos e nulos) , Doutor Antônio alcançaria a casa de 65.60% contra 33.33% de Zé Lima. A pesquisa é um retrato do momento, mas neste caso é a fotografia bem próxima da realidade do dia 5 de junho.

Nesse quadro em que mais de 90% já decidiram seus votos, o papel da pesquisa limita-se mesmo em somente informar a realidade do quadro eleitoral do Município, aonde, independente da diferença de percentual entre um candidato e outro, as campanhas são aguerridas, contudo, no caso em tela, com resultado das urnas , praticamente irreversível, para a chamada "virada" na reta final a 10 dias do pleito.