Agora no Espírito Santo, 31 de agosto é oficialmente o Dia Estadual do Movimento Pestalozziano. A lei, de autoria do deputado estadual Sergio Majeski (PSB), foi sancionada pelo governador Renato Casagrande (PSB) nesta terça-feira (27), dentro das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

 

Já publicada no Diário Oficial do Estado, a Lei 11034/2019 foi criada com o objetivo de fortalecer a conscientização da importância da igualdade para inclusão e de ampliar a promoção das garantias da pessoa com deficiência.

 

Em sessão na Assembleia Legislativa, o deputado Majeski reforçou o tema, cobrando do poder público um olhar mais sensível para as instituições que atendem esses cidadãos.

 

“Não é possível olhar para a causa da acessibilidade sem reconhecer a importância de entidades como Pestalozzi, Apae, Amaes e algumas outras que realizam trabalhos fundamentais para o desenvolvimento das pessoas com deficiência”, destaca Majeski.

 

Primeiro movimento organizado no Brasil na área da pessoa com deficiência, em outubro o Movimento Pestalozziano completará 93 anos de atuação no território nacional. Atualmente as instituições que compõem a Rede Pestalozzi estão presentes no Espírito Santo e em mais 19 estados.

 

“A data do Movimento Pestalozziano vai ajudar a dar visibilidade às necessidades das pessoas com deficiência e às instituições que fazem um trabalho fenomenal para os atendidos e suas famílias. É um trabalho que nenhum órgão municipal, estadual ou federal faz. Ou seja, se essas instituições não fizessem, ninguém faria. A função da data é fortalecer a causa, que deve ser levantada durante todo o ano”, completa Majeski, que é presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Inclusão, a Acessibilidade e Cidadania das Pessoas com Deficiência.