O núcleo político da Prefeitura de Cachoeiro-ES não está conseguindo , pelo investimento e disponibilidade da máquina, não está produzindo o resultado desejado no apoio ao vereador Alexandre Bastos (PSB), que aparenta não empolgar o eleitorado, ficando aquém da expectativa a sua performance.

Além de recursos materiais, secretariado e cargos comissionados vem sendo, praticamente, forçados aderirem à candidatura de Bastos, sem sucesso. Para tentar não atrapalhar a candidatura do socialista retardam até o Plano de Carreira dos Servidores Públicos que demandará muita polêmica. O candidato não vem correspondendo a esse esforço.

Um outro problema à vista tem sido o crescimento do candidato a deputado federal, Jonas Nogueira (PP), vice prefeito e divorciado da gestão desde o início de 2017. Ele mantém aparência ética no cumprimento da sua função institucional, mas a governança e esse núcleo político o veem como ameaça em 2020.

As duas tarefas estão sendo duras para o governo do prefeito Victor Coelho (PSB): eleger Alexandre Bastos, do seu partido; e a desconstrução da candidatura do vice-prefeito que pode sair desta campanha maior do que entrou.