Com o encerramento da carreira do governador Paulo Hartung (MDB), anunciada por ele no dia 9, o pré-candidato a governador Renato Casagrande (PSB) deverá inaugurar um novo ciclo político, com novos personagens assumindo posições antes coadjuvantes.

Com os projetos mantidos do deputado estadual Amaro Neto (PRB) e do senador Ricardo Ferraço (PSDB) à reeleição, acabou a possibilidade de um candidato surgir turbinado do grupo político do Palácio Anchieta para enfrentar o socialista.

Casagrande apostou no ditado: "quem sai primeiro, bebe água limpa". Desde março, ele se habilitou como pré-candidato e ficou aguardando o adversário, em princípio, pensava-se ser o governador. As pesquisas foram mostrando o ex-governador se agigantando no processo.

Hoje, ele abre agenda para recepcionar os presidente de partidos que desejam vencer com dentro desse novo ciclo político. Desde sexta-feira, o socialista vem conversando com todas lideranças, sem acepção de cores partidárias.

Casagrande, agora, está na condição de administrar o tempo e o processo político sem muitas adversidade. Tudo indica, uma vitória de primeiro turno, invertendo a posição de 2014, quando derrotado sem disputa de segundo turno.