O senador Magno Malta (PR) já pode ser considerado estrela de primeira grandeza no cenário político do Espírito Santo e do Brasil. Disputa nestas eleições o terceiro mandato de 8 anos, sendo cortejado por todos os grupos políticos. 

Até então associado ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), encantado com a retórica do baiano adotado pelos capixabas, Magno Malta tem a maior rejeição consolidada entre os pleiteadores, mas também tem a maior aprovação sedimentada nas classes D e E, o povão.

Com discurso linear em defesa dos pilares morais da sociedade - considerado ultra conservador - , Magno peregrina por todas as terras do universo eleitoral. Descolou-se do exclusivismo gospel para a difusão de conteúdo em todas as religiões.

Magno Malta nunca fica refém de grupo político. Ele escolhe suas alianças. O republicano ultrapassou as fronteiras do Espírito Santo, tornando-se conhecido em todo Brasil ao apresentar-se com destemor e tratar de assuntos polêmicos com frases de efeitos e metáforas.

Confiante, perto do messianismo, ele diria, se provocado, em alto e bom som: "uma vaga é minha. Os outros que disputem a outra". Resumidamente, Magno Malta ainda é indecifrável dentro da política tradicional.