Essa é a denúncia feita ontem, 7, pelo Vereador de Vitória Armandinho Fontoura, Relator da CPI da CESAN (vídeo ao final). Segundo o parlamentar, informantes de dentro do Governo e da CESAN relataram que o 1º escalão fala abertamente que haverá uma liminar judicial para suspender a CPI. Só que essa decisão ainda não saiu.

O Relator da CPI questiona como o Governo Estadual sabe antecipadamente e ainda comemora uma liminar que ainda não foi dada por um juiz ou juíza. 

"A investigação da CPI está incomodando porque já identificou o esquema de pagamentos ilegais às empreiteiras por serviços inexistentes. Os fiscais que se opõem são substituídos por outros que assinam a fraude. Já temos nomes dos agentes públicos e privados envolvidos, inclusive das empresas".

O parlamentar alega que o governo age em formato de crime organizado, lembrando o Espírito Santo de 2002, terra sem lei e instituições rendidas. "Páginas obscuras da história do Estado, que nos colocou em marcha ré, em retrocesso civilizatório".  

O juiz ou juíza que der a liminar pela suspensão da CPI, como já comemorada antecipadamente o governo, terá seu nome exposto publicamente, prometem os membros da CPI. "Suspender a CPI seria não só obstrução das investigações, mas uma delinquência institucional contra as prerrogativas do Parlamento por tráfico de influência do Governo Estadual", afirmam.

Eles lembram que até hoje os magistrados mostram apoio às investigações do Poder Legislativo, negando pedidos das pessoas do governo que pedem para não depor.