O Diretor-Geral Mareto organizou festa de 76 anos do DER com dinheiro público, durante o expediente. Ele surpreendeu ao discursar pedindo voto para Renato Casagrande (PSB), à reeileição,e Lenise Loureiro - sua preferida a deputada -  dentro da autarquia, criticando adversários do Governo.do ES.

O fato é inédito. Primeiro, a festa de 76 anos do DER organizada em ano eleitoral é claramente fabricada para promoção pessoal e eleitoral com recurso do contribuinte, pois ninguém comemora aniversário anual de autarquia pública.

Segundo, o discurso de Mareto afrontou abertamente a legislação eleitoral e as normas da administração pública. Pedir voto durante o expediente, antes de iniciado o pleito e, pior, dentro de estrutura pública, é totalmente ilegal. Ainda mais em evento festivo inventado artificialmente e pago pelo erário.

A situação revela que o interesse público foi deixado de lado em prol de interesses privados e eleitoreiros. Inúmeros servidores comissionados e efetivos testemunharam os fatos.