O último templo da igreja “Cidade do Fogo’, do Ministério Flordelis, foi fechado após quase um ano da prisão da pastora e ex-deputada federal. A unidade ficava no Mutondo, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio.

Segundo informações confirmadas pelo Metrópoles, o pedido de fechamento foi da própria pastora. Como estava presa e sem conseguir custear os compromissos financeiros, ela optou por essa decisão.

Quando ainda estava solta, Flordelis estava quitando as dívidas e fechando as igrejas com o salário da Câmara dos Deputados. Dois meses após sua prisão, as dívidas foram se acumulando, fazendo com que a pastora pedisse para que a unidade do Mutondo fosse fechada.

Além desse templo, onde ela congregava, Flordelis tinha outras cinco unidades e uma igreja em construção antes do assassinato do pastor Anderson do Carmo, em 2019. Era ele o responsável pela administração dos templos. A ex-deputada é acusada como a mandante do crime.

Com a notícia do suposto envolvimento da pastora e de seus filhos na morte de Anderson, os fiéis e até membros de sua família, foram esvaziando a igreja. As unidades do Jardim Catarina, em São Gonçalo, Pendotiba e Piratininga, em Niterói, foram as primeiras a fecharem as portas. Em seguida, a filial de Itaboraí e Itaipuaçu, em Maricá, também encerraram as atividades. Há poucos meses, foi a vez da sede, no Mutondo.

Debandada

Mãe de mais de 50 filhos, entre biológicos e adotivos, os próprios filhos de Flordelis deixaram as igrejas para abrirem outras, levando os membros da Cidade do Fogo. Inclusive, um dos pontos foi passado para uma Assembleia de Deus, segundo informações do O Globo.

Gerson da Conceição, o Gerson Baiano, filho de consideração da ex-deputada, foi o último a seguir esse caminho. Ele estava no comando da sede do Mutondo até o seu fechamento, mesmo após a prisão de Flordelis.

Agora, Gerson é dono de sua própria igreja, a Comunidade Evangélica Manassés, localizada a 1 km da antiga sede.

A Assembleia de Deus Ministério Saracuruna, que assumiu o ponto do Mutondo, chegou a negociar a venda de todo o mobiliário e equipamentos do Ministério Flordelis.

O novo templo chegou a funcionar por algumas semanas, mas eles acabaram desistindo do negócio. O local onde funcionava a igreja, agora é uma fábrica de lajes.

*Com informações do Metrópoles