Textos assinados ainda não foram divulgados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública assinou acordos de cooperação institucional com o FBI e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos para o compartilhamento de informações sobre a atuação de grupos criminosos e terroristas. As informações são da Agência Brasil.

 

Os acordos foram assinados pelo diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, durante a visita da comitiva brasileira que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos -encerrada nesta terça-feira (19).

 

Segundo a pasta, a iniciativa visa o combate conjunto ao crime organizado transnacional, intensificando cooperação já existente entre os dois países.

 

Os textos assinados ainda não foram divulgados, mas, de acordo com o Ministério da Justiça, o acordo com o FBI prevê a troca de informações que permitam identificar as impressões digitais em investigações criminais. Com o acordo, as respectivas autoridades do sistema jurídico poderão fornecer informações identificadoras de impressões digitais obtidas legalmente.

 

Já o termo de cooperação firmado com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos permite o intercâmbio de oficiais em programas desenvolvidos pelos países, principalmente para facilitar a troca de informações sobre ameaças nas fronteiras do Brasil e dos Estados Unidos.