Lula (PT) lamentou o impeachment de Pedro Castillo, deposto da presidência após tentar dissolver o Congresso no Peru. Além de perder o cargo, o político de extrema-esquerda, filiado ao partido Peru Livre — de ideologia marxista —, foi preso e responderá por crimes contra a Constituição. A sua vice, Dina Boluarte, também esquerdista, foi empossada e comandará o país até 2026.

 

A chapa de Castilho e Dina foi eleita, em 2021, com pouca diferença de votos contra a candidata Keiko Fujimori, do partido conservador Força Popular. No segundo turno, ele foi eleito com 50,13% dos votos contra 49,87% da adversária de direita.

 

Logo após eleito, Castilho foi felicitado nas redes sociais por Lula, que considerou a vitória um ”avanço na luta popular em nossa querida América Latina.”

 

“Quero parabenizar @PedroCastilloTe pela importante vitória no Peru e saudar o povo peruano pelas eleições livres e democráticas. O resultado das urnas peruanas é simbólico e representa mais um avanço na luta popular em nossa querida América Latina”, disse Lula no Twitter ao aliado que também é sindicalista.

 

Naquele momento, o PT, também exaltou a vitória de Castilho.

 

O Partido dos Trabalhadores (PT) saúda a histórica vitória de Pedro Castillo, do partido Perú Libre, nas eleições presidenciais peruanas deste domingo, 06 de junho. Saudamos o povo peruano por escolher para presidente o defensor de um projeto anti-neoliberal e popular, uma visão política de esquerda e progressista, para mudar os rumos do país e colocar as necessidades das pessoas acima das demandas do mercado. Como um partido que já demonstrou que é possível combater a fome e a miséria, dar mais educação e saúde para seu povo, construir moradias dignas, lutar pela democracia e a justiça social, mantendo ao mesmo tempo o crescimento econômico, o PT expressa seu apoio ao futuro governo de Pedro Castillo e deseja sucesso em seu caminho para o crescimento social e econômico igualitário e democrático do Peru. Com nossas calorosas saudações, 10 de junho de 2021. Gleisi Hoffmann Presidenta Nacional

 

O ex-ministro Aloizio Mercadante, um dos líderes da equipe de transição de Lula, qualificou como “inaceitável” impeachment de Castillo. “Não sabemos se o primeiro movimento é só uma narrativa de golpe ou se houve realmente uma tentativa de golpe”, disse Mercadante, em coletiva de imprensa realizada nesta tarde. “Qualquer que tenha sido a verdadeira história, é inaceitável. É inaceitável mais uma vez quebrar a institucionalidade, a democracia.”

 

LULA EM NOTA

“Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional.

 

O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos.

 

Espero que a presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano.

 

Em meu governo, trabalharemos de forma incansável para reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental.”