Ex-ministro de Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro, eleito senador pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL), concorrerá a presidência do Senado. Ele deve vai o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD), que disputará a reeleição apoiado por Lula (PT).

 

O anúncio oficial foi feito na manhã desta quarta (7), em Brasília (DF), após reunião comandada pelo presidente do partido, Valdemar da Costa Neto, com a bancada da legenda no Senado. O líder do Governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ) e o líder do PL na Casa, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) participam do encontro.

 

“Importante que nós tenhamos um Senado independente, um Senado que tenha altivez e que tenha a capacidade de fazer as tratativas necessárias para ao mesmo tempo preservar esse legado em benefício da sociedade brasileira e avançar nas mudanças estruturantes nos últimos seis anos”, disse Marinho após ser escolhido pela agremiação.  

 

Os senadores se reúnem no dia 1º de fevereiro de 2023 para eleger os novos membros da Mesa do Senado. Ela é composta pelo presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários (com respectivos suplentes).