O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), nesta terça-feira (6), revelou que planeja instaurar de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigue as condutas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

As comissões mistas, que reúnem deputados e senadores, têm menos entraves burocráticos. O processo de investigação seria mais rápido que o de uma comissão comum, segundo o parlamentar. “A CPMI não precisa pegar fila”, afirmou. “Ela tem mais agilidade. Temos de conseguir 27 assinaturas.”

 

Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em plenário que não haverá tempo hábil neste mandato, que encerra no dia 31 de janeiro de 2023, para a instalação da CPI do Abuso de Autoridade, proposta pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS). Lira

 

“Seria uma produção de trabalho sem efetividade”, argumentou Lira, ao rechaçar a proposta. “Sugeri a Vossa Excelência que, no início da nova legislatura, fizesse o mesmo trabalho para uma CPI mista. Neste caso, além de não ter nenhum tipo de entrave para sua instalação, para que ninguém possa ser tratado desta maneira, ela teria mais efetividade.”