Folha do ES
Sex, 12 de Ago
32 ANOS DA FOLHA DO ES

Home   Polícia     Mundo


Travessia de imigrantes do Marrocos termina com 18 mortos

Travessia de imigrantes do Marrocos termina com 18 mortos

Segundo autoridades, duas mil pessoas tentaram entrar no território espanhol que fica no norte do continente africano

  Por Redação

  25.junho.2022 às 10:03

De acordo com autoridades do Marrocos, 18 imigrantes morreram, enquanto pelo menos 78 civis e 140 policiais ficaram feridos, em uma tentativa de escape em massa para o enclave espanhol de Melilla, no norte da África. Cerca de 2 mil pessoas buscaram a fuga, segundo os espanhóis

O caso ocorreu na sexta-feira (24/6). Os imigrantes tentaram escalar uma cerca que separa os dois territórios, com o objetivo de buscar melhores condições de vida. Por volta de 130 conseguiram o intento, mas cinco morreram durante a fuga e o confronto com as forças de segurança. Depois, de acordo com a agência de notícias oficial do Marrocos, mais 13 morreram em hospitais da região.

Imagens na mídia da Espanha mostraram fugitivos deitados na calçada em Melilla, com mãos ensanguentadas e roupas rasgadas. O governo local os recebeu em um centro de migrantes, mas a situação deles ainda será analisada.

É a primeira vez que houve um incidente do tipo desde que Marrocos e Espanha entraram em acordo sobre relações diplomáticas, o que aconteceu em março. No ano passado, episódio semelhante levou 10 mil pessoas até a fronteira de Ceuta.

Melilla e Ceuta são enclaves espanhóis em território marroquino. São as únicas fronteiras terrestres da União Europeia com a África. Elas são um foco de tensão permanante.

“Um grande grupo de subsaarianos [africanos] invadiu o portão de acesso do posto fronteiriço do Barrio Chino e entrou em Melilla pulando o telhado do posto de controle. Todos eles [são] homens e aparentemente adultos”, disse a delegação do governo espanhol, em um comunicado.


Fonte: Metrópoles

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.