Um turista americano de 67 anos morreu após ter passado mal na cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, na cidade italiana de Florença, nesta quarta-feira (22).

    O homem se sentiu mal por volta de 8h50 (horário local), enquanto visitava o terraço panorâmico da cúpula projetada por Filippo Brunelleschi (1377-1446), a 91 metros de altura.

    Ele chegou a ser socorrido e levado de ambulância a um hospital florentino, mas não resistiu. A causa da morte não foi divulgada.

    A Opera di Santa Maria del Fiore, entidade responsável pela gestão da catedral, divulgou uma nota lamentando o episódio e disse que a subida na cúpula é "fortemente desaconselhável para pessoas com problemas físicos e cardiocirculatórios".

    A monumental estrutura que cobre o cruzeiro da Catedral de Florença foi projetada pelo arquiteto Filippo Brunelleschi e começou a ser construída em 7 de agosto de 1420, sendo finalizada somente em 1436 - já a lanterna foi concluída em 1471.

    Mesmo depois de seis séculos, a Cúpula de Brunelleschi continua sendo a maior do mundo feita em alvenaria. A ascensão até o cume da estrutura é realizada por meio de uma escadaria estreita e em que as pessoas mal conseguem ficar de pé. (ANSA).