O número de mortes em acidentes envolvendo motos aumentou 42% no Espírito Santo em relação aos três primeiros meses de 2018, de acordo com o relatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). O estado apresentou 91 mortes apenas de janeiro a março desse ano.

 

Os dados revelam que em todo ano passado 11.382 vítimas de acidentes de trânsito foram atendidas pelo Samu, sendo 6.615 delas motociclistas. O número aponta que 350 pessoas morreram em 2018 devido a acidentes de motos. Em 2019, até o momento, já são 3.138 atendimentos de socorro envolvendo motocicletas.

 

Aumento da frota

 

A frota de motocicletas no Espírito Santo ultrapassa o número de 537 mil unidades, conforme levantamento de 2018 realizado pelo Detran-ES. Baseado nos últimos dez anos, o aumento representa quase 93%.

 

O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, acredita que mudanças importantes precisam ser feitas para que o número de acidentes diminua no estado.

 

"Vemos com muita preocupação a grande incidência de motocicletas nesses acidentes de trânsito, sobretudo com um grande número de vítimas fatais. Já estamos atuando fortemente nas ações educativas, mas percebemos que elas devem ser acompanhadas de ações de fiscalização. A moto é um veículo de grande utilidade, gera renda, mas precisa ser conduzido com muita atenção por ser muito vulnerável", concluiu Givaldo Vieira.