Um dos criminosos flagrados ostentando armas em plena luz do dia no bairro São Benedito, em Vitória foi identificado nas imagens registradas na madrugada de segunda-feira (08), pela Polícia Militar. 

O bandido é Alexandre Costa Junior, que possui 14 passagens pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. “Ele foi preso em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e sua última passagem foi no dia 31 de maio de 2018”, disse o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Geovânio Silva Ribeiro.

“Vamos prender ele pela 15ª vez, mesmo com uma lei frouxa que coloca esses indivíduos na rua novamente”, afirmou o secretário Nylton Rodrigues. 

Alexandre já foi preso pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tentativa de homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. 

A primeira vez que foi preso tinha apenas 13 anos.

“O que tem vez no Espírito Santo não são os bandidos, são os poderes executivo, legislativo, judiciário e o Ministério Público. Nos perguntamos por que a lei é tão frouxa?

 Ele é um agressor da sociedade e tem que ficar preso”, afirmou Rodrigues.

As imagens dos seis homens foram registradas na madrugada da última segunda-feira (8), após um baile funk clandestino, conhecido como ‘Baile do Mandela’.  

Também foram identificados Marcos Vinícius Guimarães da Silva e Jeferson da Hora Cordeiro, que segundo a polícia tem cinco passagens incluindo Lei Maria da Penha, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

O evento clandestino teve início na noite do último domingo, dia das eleições, quando a maior parte do efetivo da PM, incluindo tropas especiais, trabalhavam na segurança da votação. Com um agravante: o horário em que as armas são exibidas é o mesmo da troca de turno dos policiais.

Além disso, a Companhia de Missões Especiais (Cimesp) estava atuando em uma reintegração de posse. “Eles aproveitaram uma janela de oportunidade. O efetivo estava voltado para as eleições. Mas destaco que tínhamos o efetivo para atender ocorrências, como aconteceu neste caso”, ponderou o comandante do 1º Batalhão da PM (Vitória), tenente-coronel Geovânio Silva Ribeiro.

Nas imagens, os bandidos andam tranquilamente entre as pessoas com metralhadoras e pistolas, tomam cerveja e soltam gargalhadas. Depois, um deles aponta a arma para o alto e a deixa engatilhada, pronta para disparar.

Algumas viaturas foram ao local, quando os bandidos já tinham saído da praça. Em um dos vídeos, eles entram em um beco em fila indiana com o armamento, encerrando a vigilância do local.

Logo depois, aparecem viaturas e policiais correndo em direção ao beco, mas nenhum criminoso foi detido.

Segundo o comandante, foram apreendidas 13 armas em agosto e 14 no mês de setembro. Este ano, no total, foram 102 armas apreendidas, incluindo 10 escopetas. “Nesses vídeos (de segunda-feira) nós identificamos várias armas. Entre elas escopeta, submetralhadora, pistolas”, detalhou o comandante.