Uma ação criminosa começou a virar rotina nas rodovias do Sul do Estado. Grupos de pessoas estão invadindo caminhões acidentados para saquear as cargas. Somente nesta quinta-feira (2) foram registradas duas ações semelhantes na BR 101.

 

O primeiro acidente foi pela manhã. Um caminhão que seguia de São Paulo para Viana, transportando bala mastigável, tombou na altura do Km 388, no distrito de Capim Angola, em Rio Novo do Sul. Segundo testemunhas, logo após o acidente, a população começou a roubar a carga.

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e chegou ao local, impedindo a continuidade dos saques. Os patrulheiros precisaram chamar reforço porque os moradores queriam invadir o local. Quinze policiais reforçaram a segurança da carga, mas entre 30% a 40% da carga já havia sido levada pelos saqueadores.

 

Na parte da tarde, por volta de 17 horas, uma carreta transportando produtos de laticínio acabou descendo uma pequena inclinação no acostamento. Não chegou a tombar, mas foi o suficiente para que a população invadisse o veículo acidentado e saqueasse toda a carga.

 

“O pessoal perdeu o valor pela vida humana”, lamentou uma pessoa que presenciou a ação dos saqueadores.

 

No dia 20 de novembro, um caminhão com peças automotivas tombou em Mimoso do Sul e a população começou a saquear a mercadoria. A ação dos saqueadores foi contida com a chegada da PRF e da Polícia Militar.

 

No dia 17 de novembro, a polícia precisou usar bombas e efetuar tiros para dispersar os moradores que queriam invadir o contêiner de uma carreta carregada de gengibre para exportação, que tombou em Rio Novo do Sul.