A Polícia Federal em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realizou nesta terça-feira (29) a operação Spin Wallets para reprimir a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Cariacica, na Grande Vitória.

 

Segundo a PF, a operação apura a atuação de uma empresa capixaba que, pelo menos desde o ano de 2020, tem captado recursos de terceiros e atuado irregularmente como administradora de carteiras no mercado de valores mobiliários.

 

"O objetivo das ações de hoje, além do cumprimento das ordens judiciais, é obter novos elementos de provas para desmantelar o esquema criminoso dedicado à operação de instituição financeira sem a devida autorização, gestão fraudulenta e exercício irregular da atividade de administrador de carteira no mercado de valores mobiliários", informou a PF.

 

A pedido da corporação, a Justiça determinou o sequestro de bens dos envolvidos no crime, na ordem de R$ 4.648.824,44, incluindo imóveis, veículos e contas bancárias.

 

 

Investigações

As investigações mostram que o sócio da empresa tem gerido de forma fraudulenta os recursos aportados pelos clientes, uma vez que efetua, sistematicamente, operações com ativos de baixa liquidez, conseguindo resultados positivos em benefício próprio, em detrimento dos clientes que vêm amargando resultados negativos.

 

Paralelamente, a CVM editou o Ato Declaratório 20.334 (“Stop Order”), alertando aos participantes do mercado sobre a inexistência de autorização da referida sociedade e seu sócio para atuar no mercado de valores mobiliários.

 

Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de gestão fraudulenta e operação irregular de instituição financeira e exercício irregular no mercado mobiliário, com penas que podem chegar a dezoito anos de prisão.