A integração entre as polícias Civil e Militar resultou na prisão de uma liderança do grupo criminoso que atuava na região do Bairro da Penha, em Vitória. Rodrigo Matheus Pereira Costa, de 24 anos, vulgo Kinder, é apontado como contador e gerente estratégico do tráfico de drogas do Bairro da Penha, em Vitória. Ele foi preso na noite dessa quarta-feira (14), em uma churrascaria em Jardim Camburi, na Capital.

O suspeito foi identificado por um policial civil da Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), que estava na churrascaria com outro policial civil e um soldado da Polícia Militar. Eles estavam de folga no local assistindo a um jogo de futebol. O policial da DRCCP viu que, em uma mesa, estava um grupo de indivíduos do Bairro da Penha e, entre eles, estava Rodrigo Costa, alvo da Operação Sicário I, com mandado de prisão sigiloso por tráfico de drogas e organização criminosa.

Ao notar que se tratava de um indivíduo procurado, o policial civil fez contato com o chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Romualdo Gianordolli, que confirmou a existência do mandado de prisão. O soldado da PMES, também de folga, solicitou apoio via Ciodes-190 e uma guarnição da Polícia Militar foi enviada ao local. O indivíduo foi abordado, detido e conduzido à Delegacia Regional de Vitória. Após os procedimentos de praxe, o suspeito foi conduzido ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde vai permanecer à disposição da Justiça.

Investigações

As investigações da Operação Sicário 1, realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) e pela Gerência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), apontaram que o detido atuou como contador do tráfico de drogas do Bairro da Penha. 

Atualmente, ocupava a função de confiança do grupo criminoso, servindo como uma espécie de gerente estratégico, um elevado cargo na hierarquia criminosa. Rodrigo Costa, agora preso, aparece em imagens obtidas nas investigações ao lado de Jean Finamore, outro indivíduo considerado de alta periculosidade e atualmente evadido do sistema prisional. 

 

Jean Finamore era alvo da Operação Sicário 1 e foi preso pela Polícia Militar, em maio de 2021. Em agosto deste ano, ele recebeu o benefício de saída temporária do Dia dos Pais e não retornou ao sistema prisional. Informações sobre o paradeiro do suspeito podem ser compartilhadas com a polícia de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181.