Um relacionamento conturbado, marcado por ciúmes e ameaças de morte. Foi assim que a família da dona de casa Valquíria Celina Ferreira Santos, de 35 anos, que morreu na noite desta quarta-feira (29), após ficar internada por cinco dias no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, contaram como ela vivia com seu atual companheiro. Entre a noite da última quarta (22) e a madrugada de quinta (23), a mulher teria sido espancada até ficar desacordada pelo namorado, com quem tinha um relacionamento há cerca de oito meses. A família diz que o crime foi motivado por ciúmes após o casal voltar de um bar. O filho da vítima, um menino de 10 anos, encontrou a mãe agonizando em casa.

Na manhã desta quinta (30), o pai da vítima esteve no Instituto Médico-Legal (IML) de Nova Iguaçu para a liberação do corpo. A família fala em feminicídio. De acordo com o aposentado Mauro da Silva Santos, 60, a filha — a do meio de quatro filhos — conheceu Júlio César Perrone Gomes, de 32, em um bar do bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu. E desde então, passaram a morar juntos. Ele diz que, há cerca de quatro meses, Gomes passou a demonstrar ciúme da vítima.

"Eles estavam juntos há oito meses. Mas, de um tempo para cá, ele passou a proibir que ela saísse de casa, de se encontrar com familiares e amigos", conta Mauro.

"A amiga dela contou que ele ficou com ciúmes do amigo que estava com os dois. Eles voltaram para casa, e ele a espancou a madrugada inteira. Na manhã de quinta, o meu neto de 10 anos foi em casa buscar o material escolar dele — já que ele havia dormindo lá em casa — e encontrou a mãe caída no chão. Ele voltou gritando: 'A minha mãe está morta, a minha mãe está morta'. Fomos lá na casa e ela estava agonizando e a casa cheia de sangue. Ele espancou a minha filha a pauladas", lembrou Mauro.

Socorridas por familiares e amigos, Valquíria — que perdeu um filho assassinado há três meses, em Queimados — foi levada para o Hospital da Posse. Lá ela ficou internada por quatro dias. Mas, na tarde de quarta não resistiu aos ferimentos e morreu.

Após cometer o crime, Júlio César Perrone Gomes fugiu levando os cartões da vítima. O caso foi registrado na 56ª DP (Comendador Soares). O delegado Vinicius Miranda de Moraes, titular da distrital, representou pela prisão do suspeito por feminicídio.

"O Inquérito Policial está sendo encaminhado ao Ministério Público, hoje, com o pedido de prisão do indiciado", informou o delegado.

O corpo de Valquíria, que deixa dois filhos de 10 e 8 anos, será sepultado as 16h desta quinta, no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, no centro da cidade.

"Tudo o que aconteceu com ela foi uma grande covardia. Agora esperamos a Justiça de Deus e queremos a Justiça dos homens. A minha filha era colada com a minha esposa, que está arrasada", finaliza o pai da vítima.