Encontro entre ambos ocorrerá na Casa Branca e é a primeira visita ao exterior de caráter bilateral do presidente do Brasil

A agenda internacional do presidente Jair Bolsonaro será intensa nesta segunda quinzena de março e prossegue assim até o próximo semestre. Além dos Estados Unidos, Chile e Israel, há viagens programadas para o Japão e a China.

 

Na primeira visita ao exterior de caráter bilateral, o presidente Jair Bolsonaro viajou com uma comitiva de seis ministros, no último domingo (17), para Washington, capital dos Estados Unidos. O encontro com o presidente norte-americano Donald Trump, na Casa Branca, está marcado para esta terça-feira (19).

 

“A visita é a primeira de caráter bilateral realizada pelo nosso presidente ao exterior demonstrando a prioridade que o governo atribui à construção de uma sólida parceira com os Estados Unidos da América”, afirmou o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros.

 

Estão com Bolsonaro os ministros Paulo Guedes, da Economia; Sérgio Moro, da Justiça; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; Tereza Cristina, ministra da Agricultura, e Ricardo Salles, do Meio Ambiente.

 

Alguns pontos que constarão na pauta de discussão entre os chefes de Estado, segundo confirmação do governo americano, estão oportunidades para cooperação na área militar; como construir um “Hemisfério Ocidental mais próspero, seguro e democrático”; restauração da democracia na Venezuela e esforços para entregar a ajuda humanitária no país; políticas comerciais que favoreçam o crescimento econômico, além do combate ao crime transnacional.

 

“A viagem aos Estados Unidos tem por objetivo promover uma agenda de resultados positivos em diversas áreas, destravando temas que já estavam na pauta e abrindo novas oportunidades”, afirmou o porta-voz, em coletiva de imprensa, durante a semana.

 

Na Casa Branca, Bolsonaro será recebido por Trump, que apresentará sua equipe. Em seguida, vão para o Salão Roosevelt, onde o presidente brasileiro assina o livro de visitas. Depois, os presidentes se reúnem no Salão Oval, onde terão um encontro privado.

 

Haverá ainda uma reunião ampliada entre as duas equipes, seguida de um almoço de trabalho. Ao final, Bolsonaro e Trump darão uma declaração conjunta à imprensa, no Rose Garden, o jardim da Casa Branca, encerrando o encontro bilateral.

 

Bolsonaro retorna ao Brasil nesta quarta-feira (20).