Cumprindo o compromisso de garantir e ampliar a transparência da atual gestão, a OAB-ES lança, no próximo dia 26 de novembro, o seu Portal de Transparência. Com a nova ferramenta, os advogados e toda a Sociedade poderão acompanhar informações sobre as contas e as demonstrações contábeis e financeiras da seccional e subseções. O novo portal também traz informações completas de toda estrutura organizacional da OAB/ES.


A advocacia poderá encontrar ainda a descriminação das despesas, números de advogados adimplentes e inadimplentes e os respectivos valores das receitas, tanto de forma geral, como informado por subseções da OAB/ES. Além disso, terá informações sobre os contratos firmados a partir do ano de 2019, remuneração dos funcionários e transparência de todos normativos internos publicados da OAB/ES desde janeiro de 2019.


O Portal de Transparência faz parte de um desenvolvimento metodológico que compõe um dos requisitos da implementação e formalização do programa de integridade (Compliance) da OAB-ES, conforme explica o advogado Edésio da Costa Lima Júnior, responsável pelo setor de compliance da instituição.


"Esse novo portal representa um avanço histórico para a Ordem, que até hoje publicava no site apenas seus balancetes, sem o detalhamento necessário para o acompanhamento mais preciso das contas. Nosso presidente José Carlos Rizk Filho está demonstrando o compromisso da OAB-ES com a advocacia capixaba, permitindo que todos tenham acesso fácil às contas da entidade e acompanhem a administração.

Estamos dando um enorme passo na consolidação das regras de compliance e transparência", frisou Edésio da Costa Lima Júnior.
A iniciativa está em conformidade com provimento 185 do Conselho Federal, que trata sobre as regras de gestão do sistema OAB. O acesso será livre, sem necessidade de login e senha.


O presidente José Carlos Rizk Filho comemorou mais esse avanço da gestão. "Fomos escolhidos para fazer diferente, para inovar na forma de administrar, com ética, transparência e responsabilidade, e estou muito feliz em poder entregar à advocacia um portal inédito na história da OAB", ressaltou o presidente.