O juiz da Comarca de Venda Nova do Imigrante, Valeriano Cezário Bolzan, está desenvolvendo um trabalho inédito no Poder Judiciário Estadual, que tem o objetivo de despertar a inteligência emocional de moradores da Região Serrana do Estado.

 

É o projeto “Viva Acima e Além”, que oferece workshops gratuitos e abertos ao público todas as quartas-feiras, a partir das 19h, no auditório do Fórum Desembargador José Vieira Coelho.

 

Entre os temas já abordados estão mindset (a forma como a pessoa enxerga o mundo e interpreta os acontecimentos ao seu redor), autoconhecimento, autorresponsabilidade e o poder do agora. O juiz Valeriano Cezário Bolzan, que atua na Vara Única de Venda Nova há 15 anos, percebeu uma carência de conhecimento no assunto entre os moradores do município e realiza o projeto de forma voluntária e fora do expediente.

 

Ele conta que teve a ideia durante os atendimentos que presta, por perceber que estava de forma involuntária dando conselhos de esquilibrio emocional para essas pessoas. “Espero potencializar as pessoas para enfrentar os diversos dilemas que a vida nos traz. Assim, elas podem verificar em que áreas da vida precisam melhorar e como podem melhorar a relação com todos que estão ao seu redor”, explicou o juiz.

 

O magistrado que já participou de treinamentos em Inteligência Emocional pelo Brasil e atualmente estuda Pós-Graduação em psicologia Positiva na PUC do RS, explica que os encontros não são apenas palestras, onde os participantes recebem a informação de forma passiva. Pelo contrário, o conteúdo é vivenciado por meio de dinâmicas de grupo e momentos de interiorização.

 

Ele conta que várias pessoas que respondem a ações judiciais nas áreas de família e da infância e juventude estão participando dos encontros. “É uma oportunidade para que elas se observem mais e, com isso, talvez possam sair dos conflitos de uma forma mais adequada. Em uma situação de divórcio, por exemplo, as partes podem encontrar um equilíbrio emocional e buscar uma solução mais sensata para a família”, concluiu o juiz Valeriano.