A composição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) vai contar com o juiz Renan Sales por mais dois anos. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (9) e assinada pelo Presidência da República. Renan foi eleito pela classe dos advogados e configurava numa lista tríplice. A Corte máxima do TRE capixaba é presidida pelo desembargador José Paulo Calmon e é composta por sete membros.

Renan atua no direito há 20 anos, sendo boa parte dedicada à advocacia e, desde 2020, já fazia parte do TRE. Ele é vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Eleitoral capixaba. Também atua como professor e é mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Tem pós-graduação em Compliance, Lei Anticorrupção e Controle da Administração Pública pela FDV. É especialista em Ciências Jurídicas pela Faculdade Cândido Mendes (RJ).

Antes da indicação da Presidência da República, Renan Sales foi eleito em votação interna do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) para uma lista tríplice. “Ter sido reconhecido por duas vezes, em primeiro lugar, na eleição do Tribunal de Justiça já foi uma honra pessoal e profissional muito grande pra mim. Ter exercido o cargo no TRE por dois anos, além de ter me proporcionado uma experiência profissional diferenciada, já era motivo de muita gratidão. Agora ainda mais. Ser reconduzido por mais dois anos no TRE significa que tanto o Judiciário capixaba reconhece o que realizamos, como o Governo Federal, que observou um trabalho sério, honesto e eficiente. Pretendo honrar toda a confiança que em mim foi depositada”, assinala o magistrado.

Renan estará à frente, na Corte do TRE, nas eleições municipais de 2024. “Assumo o compromisso de realizar um mandato dedicado, íntegro para contribuir com a Justiça Eleitoral da melhor possível. O Brasil passa por um momento delicado da nossa história, mas estamos conseguindo atravessar. O Estado Democrático de Direito deve prevalecer e nosso maior desafio é chegar preparado para 2024, quando novos prefeitos e vereadores serão eleitos. Esperamos apresentar para a sociedade o que ela espera: exercer a cidania através do voto com confiança, transparência e integridade”, afirma.