Folha do ES
Ter, 4 de Out
Nova logo da LEIA Pesquisa

Home   Judiciário     Brasil


Justiça absolve Eduardo Cunha em caso do 'tem que manter isso, viu?'

Justiça absolve Eduardo Cunha em caso do 'tem que manter isso, viu?'

A decisão pela absolvição de Eduardo Cunha no caso teve relatoria do desembargador Ney Bello

  Por Redação

  15.julho.2022 às 14:32

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha foi absolvido da acusação de tentar obstruir investigações do Ministério Público Federal no caso que ficou conhecido como "quadrilhão do MDB". A apuração se deu no âmbito de uma gravação em que o então presidente Michel Temer disse a emblemática frase "tem que manter isso, viu?" ao empresário Joesley Batista.

O áudio, que veio à tona em 2017, foi gravado pelo sócio da JBS durante uma conversa com Temer no Palácio do Jaburu. A frase foi dita pelo ex-presidente após Batista mencionar que mantinha boa relação com Cunha. Na época, a fala levantou suspeitas de que o então mandatário chancelou a compra do silêncio do presidente da Câmara.?

A decisão pela absolvição de Eduardo Cunha no caso teve relatoria do desembargador Ney Bello e foi chancelada pela Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A defesa do ex-deputado entrou com pedido de extensão da absolvição concedida a Temer, ocorrida em 2019.

A acusação contra Cunha constava em outro inquérito, que também investiga Joesley Batista. O MPF fatiou a acusação -por isso a tramitação separada. "Havia a possibilidade de Eduardo ser acusado pelo mesmo fato que Temer já tinha sido absolvido. Corremos na frente para conseguir a extensão da absolvição", afirma o advogado Aury ?Lopes Jr., que representa Cunha.

Em sua decisão, o desembargador Ney Bello diz que os casos de Temer e Cunha se comunicam. E que "a mesma prova, que se mostrou fra?gil e insuficiente para determinar o prosseguimento da persecuc?a?o penal contra Michel Temer" também se aplica a Cunha para "reconhecer a impossibilidade da continuidade das investigac?o?es".


Fonte: minuto a minuto

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.