O pombo é o símbolo da paz, mas também costuma ser odiado em muitas cidades por causa da superpopulação e do risco de doenças. Um deles, porém, foi disputado avidamente nas duas últimas semanas. 

Ao fim, o pombo Armando foi arrematado em leilão pelo equivalente a R$ 5,4 milhões. O processo, conduzido pela casa belga Pipa, teve lances de vários países, como EUA, África do Sul e Bélgica.

"Esse pombo tem um recorde jamais visto em outro pombo. Em termos de futebol, temos um Messi ou um Cristiano Ronaldo. É nesse nível", afirmou Nikolaas Gyselbrecht, chefe executivo da Pipa, segundo a emissora RTÉ.

Por causa da velocidade, outros preferem comparar Armando a Michael Schumacher e Lewis Hamilton, astros e multicampeões da Fórmula-1.

O valor pago por Armando - possivelmente um lance feito por um chinês - ultrapassou com larga margem o recorde anterior de leilão online de pombo: R$ 1,6 milhão.

Mas o que faz Armando ser tão cobiçado? A ave é campeã de corridas aéreas de pombos, um "esporte" criado no século XIX na Bélgica que combina velocidade e capacidade de retornar ao ponto de partida, cumprindo distâncias que variam de 100 a 1.000 quilômetros.

Armando já está aposentado aos 5 anos, mas sua capacidade reprodutiva foi o que fez o lance superar todas as expectativas da Pipa.

"Ele é o melhor de todos os tempos", disse Gyselbrecht. "Como no futebol, as pessoas não acreditam nos valores que são pagos (pelos jogadores)", acrescentou.