Um pastor de Soweto, cidade pobre na Grande Johanesburgo (África do Sul), está causando polêmica após "ressuscitar" um homem dentro de um caixão do lado de fora da igreja - a Alleluia Ministries International - que Alph Lukau lidera, diante de centenas de fiéis. Depois, o ressuscitado foi levado para dentro do templo e recebeu comida na boca enquanto se recuperava da "experiência" bizarra (assista abaixo).

Grupos religiosos tradicionais se manifestaram duramente contra Lukau e outros "exploradores da fé dos mais pobres". Além disso, a Kingdom Blue, fabricante do caixão usado na "ressuscitação" está processando Lukau por ter sido envolvida na "farsa".

De acordo com o site "The Sowetan", diante de tanta polêmica, a igreja de Lukau apresentou uma nova versão para a "ressuscitação" do fiel. O homem já estaria "de volta do mundo dos mortos" ao entrar em contato com o pastor, que teria apenas a missão de "completar o milagre feito por Deus".

O caso foi tratado seriamento por diversos grupos religiosos e acabou sendo alvo de piadas nas redes sociais. Um desafio com a hashtag #ResurrectionChallenge foi até criado.