No último fim de semana, uma australiana comemorou seu 102º aniversário, pulando de paraquedas, uma tradição anual que ela tem mantido desde que fez 100 anos. Este ano, no entanto, foi ainda mais especial, pois Irene O'Shea tornou-se a paraquedista mais idosa do mundo, com 102 anos e 194 dias, após um salto de 4.300 metros de altura no sul da Austrália.

 

Há mais de 14.000 pés, Irene fez o salto no último domingo com Jed Smith, o mesmo instrutor com quem ela pulou anteriormente.  Após a queda a 220 km/h, Irene declarou que se sentia "normal".

 

“Irene e Jed completaram uma bela queda suave, caindo a 220km/h através de nuvens finas, antes de abrir o pára-quedas”, disse o representante da SA Skydiving Matt Teager, observando que O'Shea “era uma alegria absoluta”.

 

Enquanto a dupla deslizou pelo ar, eles observaram as paisagens do Langhorne Creek, do Lago Alexandrina, do Coorong e da Murray Mouth, contou Teager. "O céu estava aberto e foi um bom dia, apesar de ter passado muito frio", declarou O'Shea.

 

Como nos anos anteriores, Irene O'Shea dedicou seu salto destemido a sua falecida filha, que morreu de Doença do Motor Neurônio (MND). A participação no salto tem como objetivo ajudar uma campanha de arrecadação de fundos para uma organização beneficente, Associação MND da Austrália do Sul, que pesquisa a cura da doença neuromotora, que provocou a morte de sua filha.

 

A doença afeta gravemente os nervos do cérebro e da medula espinhal, causando enfraquecimento, endurecimento e perda, de acordo com a Associação MND . Os médicos, no entanto, ainda não estão totalmente esclarecidos sobre o que causa a DNM.

 

"Eu perdi minha filha para aquela terrível doença há 10 anos e sinto a falta dela", disse a centenária.

 

Desde o primeiro salto, Irene já arrecadou cerca de US $ 12 mil para a MND, informou a agência de notícias People. Este ano não foi diferente, com o SA Skydiving participou para ajudar Irene a levantar fundos com uma campanha do GoFundMe. Em sete dias, ela arrecadou mais de US $ 660 e espera alcançar uma meta de US $ 10.000.