Já pode tirar o casaquinho do guarda-roupa? Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pode sim. É que há previsão de frio intenso previsto para a semana que começa nesta segunda-feira (16).

O instituto explica que, em grande parte do Brasil, esse frio está associado à passagem de uma massa de ar de origem polar, que se desloca pelo país após a passagem de uma frente fria. 

 

 

Tendências iniciais apontam que essa massa de ar polar deve avançar sobre o Espírito Santo entre terça-feira (17) e quarta-feira (18), o que pode resultar na queda acentuada das temperaturas e também na mudança da direção predominante dos ventos, que vão passar a soprar de sul/sudeste.

“O mês de maio é o segundo mês de transição entre o verão, quente e úmido, e o Inverno, frio e seco, que é quando a frequência de incursões de massas de ar de origem polar no território brasileiro aumenta e algumas dessas massas podem alcançar o Espírito Santo. Com as proximidades do Inverno, que oficialmente tem início no dia 21 de junho, as ocorrências de ar frio vão passar a ser mais comuns”, explicou o meteorologista.

Região serrana com temperaturas em torno dos 5 °C

A partir de quarta-feira (18), previsões iniciais apontam uma tendência de temperaturas mínimas na Região Serrana do Estado capixaba, que podem ficar entre 5 °C e 7 °C. Já as máximas na região ficam entre 25 °C e 27 °C. Com base nessa previsão, indicadores apontam para um risco de geada fraca na Região Serrana, no amanhecer de quinta-feira (19).

Nas demais regiões do Espírito Santo, na quarta-feira (18), as mínimas variam entre 12 °C e 16 °C, enquanto as temperaturas máximas podem oscilar entre 19 °C e 23 °C. Em Vitória, as temperaturas devem oscilar entre 15 °C e 26 °C.

 

 

“Para a próxima semana, podemos esperar temperaturas mínimas mais baixas em função da incursão do ar polar. Na quinta-feira (19), é prevista uma queda acentuada das temperaturas mínimas, em função da forte perda de calor noturno, após a diminuição da nebulosidade, que se forma na ocasião da passagem da frente fria”, destacou o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.