O próximo final de semana já é Carnaval e Guarapari recebe muitos turistas nesta época. Para que o Arquipélago das Três Ilhas, Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, siga protegido, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) destacou as principais atividades que são proibidas no local, como pesca, camping e uso de fogo, para alertar os turistas, que irão lotar a cidade, e os munícipes que desconhecem as proibições.

 

As regras de uso das Três Ilhas são vigentes desde 2016, quando o zoneamento foi publicado, e servem para garantir a preservação da Unidade, mantendo a biodiversidade existente no arquipélago, e o potencial de ecoturismo do local.

 

São proibidas pescas na área que abrange o polígono que engloba as ilhas de Guararema, Leste-Oeste, Guanchumbas, Cambaião e Quitongo, iniciando a uma distância de 100 metros de cada uma dessas ilhas. Também não é permitido, tocar e coletar organismos marinhos; pesca amadora (molinete, linha de mão, caça-subaquática), inclusive a modalidade de pesque e solte; jogar lixo; cortar a vegetação; som (música) tanto nas embarcações quanto nas ilhas do arquipélago; acampamento; cortar vegetação para abertura de clareiras para colocar as barracas de camping; fazer necessidades fisiológicas na unidade de conservação; uso do fogo e churrasco; descarte de resto de carnes e demais alimentos.

 

Durante todo o Verão, o Iema orientou visitantes, monitorou as ilhas, moveu espécies exóticas invasoras, instalou sinalização, realizou manutenção de trilhas e limpeza das ilhas do arquipélago.

Para mais informações sobre o zoneamento ambiental da APA de Setiba, clique: https://iema.es.gov.br/APA_Setiba